tag:blogger.com,1999:blog-64841104754000849932024-03-13T01:36:00.073+00:00Chroma kai Symmetriapágina oficial | antónio cerveira pinto | official websiteAntónio Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.comBlogger196125tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-81290378422689627882023-09-01T08:46:00.051+01:002023-10-31T17:37:15.099+00:00 The intersectional wound and the post-contemporary screenPreface to a theory of Portuguese artBy Antonio Cerveira PintoAs in any critical structure that yields to an excessive accumulation of contradictions, arrogance, repressions, injustices and silences, as in any collapse, revolution, or even a slower mutation, there is, in the change of paradigms, inevitable confusions of ideas and language and the inevitable bumps and innocent victims of António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-43438793114680661022023-08-30T15:15:00.085+01:002023-10-31T17:36:39.564+00:00A ferida interseccional e o écran pós-contemporâneoPrefácio a uma teoria da arte portuguesaPor António Cerveira PintoComo em qualquer estrutura crítica que cede a um excessivo acumular de contradições, prepotência, recalcamentos, injustiças e silêncios, como em qualquer colapso, revolução, ou mesmo numa mutação mais lenta, há, na mudança de paradigmas, inevitáveis confusões de ideias e linguagem e os inevitáveis encontrões e vítimas inocentes da António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-11749982677906030492021-05-22T23:44:00.070+01:002023-05-14T20:23:26.492+01:00Humanismo, anti-humanismo e pós-humanoACP, Sem título, 2021TeleologiaA propósito de Jean-François Lyotard e do seu L'inhumain/ Causeries sur le temps (1988).O Cristianismo faz depender a emancipação última do ser humano (a sua salvação) da instauração na Terra do reino de Deus, condenando a humanidade caída em pecado a um eterno atrito material, social e moral. O Espírito do Renascimento, de que a pós-modernidade terá sido uma António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-71106636554479205262020-07-02T00:48:00.001+01:002020-07-02T01:26:41.105+01:00MEIAC_GV 1.0 - transição e tecnofania/// texto acp [2001]
MEIAC_GV 1.0 - transição e tecnofania
A) o projecto
B) obras portuguesas
C) endereços
A)
Para ser exacto, diria que o papel pioneiro do Museo Extremeño Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC) na criação de uma galeria virtual teve origem no êxito da exposição Ex-Mater que o mesmo museu produziu em 1996. A ideia da construção de uma pequena cidade experimental, entreAntónio Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-63593709750903131032020-07-01T16:30:00.004+01:002020-07-01T18:26:00.342+01:00Sintomas da Terra Virtual
ANTÓNIO CERVEIRA PINTO
Hugo de Garis, um especialista em inteligência artificial, afirmou em tempos, numa entrevista à revista Wired, que dentro de oitenta a noventa anos teremos entre nós dispositivos computacionais da ordem dos 10E30 ou 10E40 componentes, contra os 10E10 neurónios do cérebro humano. Para ele, esta perspectiva de acumulação massiva de inteligência associada ao nascimento António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-83866524815648323822020-02-01T20:18:00.001+00:002020-07-01T16:34:12.282+01:00Amigo!
ANTÓNIO CERVEIRA PINTODizia-me em outubro em Lisboa olhando o Tejo, com o Sol correndo para Nova Iorque, numa celebração que deixava transparecer uma quase imperceptível tristeza, que a amizade formada numa cumplicidade de causas difíceis, que o amarrara a alguns artistas e diretores de museu tão malditos quanto ele, era o mais importante na sua vida. Sorria no terraço do Centro Cultural de António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-54955501837825497982020-01-09T17:59:00.002+00:002020-07-01T16:36:16.206+01:00€299.823
António Cerveira Pinto. Bad cut with my Sushi knife, 2019.
Instagram
ANTÓNIO CERVEIRA PINTO
Alexandre Estrela, António Bolota, António Júlio Duarte, Carla Filipe, Dayana Lucas, Fernando Brito, Filipa César, Gonçalo Pena, Isabel Carvalho, João Jacinto, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Miguel Soares, Patrícia Almeida, Paulo Mendes, Pedro Neves Marques, Pedro Tudela, Silvestre Pestana, António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-53670382814070103802019-11-14T16:19:00.003+00:002020-07-01T16:45:00.480+01:00Fábula com aparência de ensaio
Ada Lovelace com 20 anos (pormenor)
ANTÓNIO CERVEIRA PINTO
Introdução
Este artigo pretende mostrar como a evolução dos museus de arte se encontra num processo de integração cibernética com a nova galáxia do conhecimento que se expande no éter sub-atómico. Máquinas de Turing, servidores, bases de dados, redes neurais artificiais e redes sociais, autómatos e robots, realidade mista, António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-56093598828966509082019-06-06T23:53:00.000+01:002019-06-06T23:53:22.273+01:00What breastfeeding has to do with art?
“Families in the US currently must choose between nursing their babies and paying their rent.”
Make the Breast Pump Not Suck Hackathon is a good example of how collaborative contemporary art is finding new progressive ways to be a welcome partner of post-contemporary societies.
Catherine D’Ignazio, a.k.a. kanarinka is a scholar, artist/designer and software developer whose work focuses António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-71451024249579736112019-05-30T00:49:00.000+01:002019-05-30T00:50:24.297+01:00A vida é bela!
“...working with photography’s weaknesses alongside its subjective descriptive strengths is a challenge I enjoy.” Stephen Gill
A melhor maneira de hoje organizarmos o nosso conhecimento artístico e prazer estético passa por sabermos organizar as redes sociais de que mais gostamos. Por exemplo, o Instagram. Seguir, por fascínio e prazer, os autores que descobrimos em cada manhã que passa, eAntónio Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-66354449127598624702019-04-30T20:32:00.003+01:002019-05-05T11:30:18.764+01:00Maker Art 2019 - manifesto
André Sier, performance espontânea interativa
Maker Art é simultaneamente um fablab de arte e tecnologia digital (A&T), e uma feira de obras de "new media art" em fase de projeto, ou já realizadas. O new media art é, por outro lado, um novo capítulo, muito diversificado e por vezes complexo, da arte atual, ao qual falta todavia o reconhecimento institucional devido, a museologia António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-4701144948143690342019-03-17T20:32:00.004+00:002019-03-18T10:58:36.908+00:00Leonor Antunes, Graça Fonseca e a Bienal de Veneza
O populismo é um fruto podre do maniqueísmo identitário
Cuidado com a hipocrisia das esquerdas, e com a misandria!
Este comentário à polémica suscitada pelas afirmações da artista Leonor Antunes, cuja participação na Bienal de Veneza, como representante do país chamado Portugal, saúdo, foi suscitado por um escrito sibilino de Eduardo Pitta no Facebook sobre este mesmo assunto.
António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-3119450791935428122019-03-02T11:22:00.001+00:002019-03-02T11:22:30.750+00:00Antropoceno e que mais?
Paul Rosero Contreras - Dark Paradise (2018)
Dark Paradise in Cristal Waters
“The fairest thing in nature, a flower, still has its roots in earth and manure.” D. H. Lawrence
Esta tarde de sábado, na Sociedade Nacional de Belas Artes, pelas 18:00, vou conversar com Miguel Petchkovsky, Paul Rosero Contreras e Anna Shvets sobre arte, investigação e ambiente, sobre a Bienal da Antártida e as António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-85583242904204369212019-02-19T11:31:00.000+00:002019-03-02T12:00:12.003+00:00Muitas orelhas a arder por aí...
JOANA VASCONCELOS. Cama Valium (1998) DMF, Lisbon/ ©Unidade Infinita Projetos
Politicamente correta e divertida
A artista plástica já tinha feito história em Bilbau. A exposição “I’m Your Mirror”, que agora chega a Portugal vinda do Guggenheim, foi a terceira mais vista de sempre no museu basco.
No Porto, conta com a curadoria de Enrique Juncosa, curador independente.
“[Na exposiçãoAntónio Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-14100943714318904942019-02-11T19:50:00.000+00:002019-02-11T20:11:26.948+00:00Évora 2027
"It's the Real World With Google Maps Layered on Top", WSJ
Culture Capital Cities
Fundação Eugénio de Almeida, Évora
14 fevereiro 2019, 12:00
Tópicos para a minha comunicação
À pergunta "como podem a arte e a cultura contribuir para uma maior participação cívica na vida das cidades?", respondo:
—distinguindo a cidade real da cidade virtual.
Ambas estão neste preciso António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-83287792558257524582019-02-10T18:45:00.000+00:002019-02-10T19:32:37.868+00:00O vazio e a arte contemporânea
Gwen van der Zwan. "I made blood sausage using my own blood"
Os intelectuais de extrema direita intensificaram nos últimos anos uma guerra de propaganda contra a arte contemporânea. Dirigem uma campanha organizada contra aquilo que dizem ser uma arte que é feita apenas para chocar a sensibilidade do espectador e fazê-lo pensar mais do que aquilo que sabe.
Pedro Portugal, "Porque é que os António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-53539961975916560312019-02-01T19:38:00.003+00:002019-02-01T19:38:57.794+00:00Morning light from South
Foto: António Cerveira Pinto
António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-6068770418493644152019-01-14T09:39:00.000+00:002019-01-14T10:32:07.726+00:00The misandry fear
Valerie Solanas. S.C.U.M. (Society for Cutting Up men) [1967, 1968*]
Life in this society being, at best, an utter bore and no aspect of society being at all relevant to women, there remains to civic-minded, responsible, thrill-seeking females only to overthrow the government, eliminate the money system, institute complete automation and destroy the male sex.
It is now technically António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-41022789520994900082018-12-16T01:36:00.001+00:002018-12-16T01:56:07.399+00:00Beyond the gaze. Index before the prototype.
Manuel CasimiroEstrutura de frutas e legumes, 1975(vista da instalação/ pormenor)
This almost intimate exhibition of Manuel Casimiro seems a provocation.
In one of the gallery spaces, there are paintings on whose green, red, and black backgrounds, para-geometric shapes, lines, and even landscapes, are organized in a kind of polychromatic choreography over space and time. Is it an abstract António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-73582866186185129102018-12-13T19:58:00.000+00:002018-12-14T20:26:58.975+00:00Joana 1, Serralves 0
Illustration by Paul Ryding for POLITICO
Uma artista síncrona com o seu tempo político e cultural
Joana Vasconcelos tem vindo a vencer a muralha de silêncio e piadinhas que erigiram contra ela. Desde que a conheço, não sei porquê, há uma elite indígena que detesta esta artista. Sempre vi nela uma profissional determinada, corajosa e comprometida com agendas ideológicas claras. Por exemplo, António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-1038258379745464122018-10-18T09:02:00.004+01:002018-10-18T09:53:48.651+01:00radio_art rescued posts (2003-2004)
Tokyo Damage Report. Xeni Jardin
radio_art
blogging on post-contemporary issues (edited and sometimes written by Antonio C-Pinto)
Monday, September 29, 2003
Process
Luis Brilhante shows new abstract paintings.
"The outcome should be more important than process" - Luis Brilhante.
17 mixed media paintings, with a Pollock flavor, but also with a techno drive in it. "ProcessAntónio Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-16260119133484535322018-10-11T01:10:00.002+01:002018-10-11T01:13:04.148+01:00Manifesto contra a indigência
No centenário de Amadeo de Souza-Cardoso
Primeiro-ministro anuncia programa a dez anos para comprar arte portuguesa
António Costa considerou o timing da carta “oportuno”, em vésperas da entrega da proposta para o próximo Orçamento do Estado, e explicou que o ministro da Cultura, “no âmbito do reforço progressivo” do “orçamento limitado” para o sector, vai “criar um novo programa para os António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-18086479656589812922018-09-04T10:24:00.000+01:002018-09-06T13:00:20.347+01:00MAAT "saneia" Pedro Gadanho
Um desfecho esperado há já algum tempo.
O que então não passou dum zum-zum tornou-se realidade. O MAAT é um conceito errado; museu de arte, arquitetura e tecnologia é uma espécie de albergue espanhol, ou, neste caso, mais propriamente, um saco de gatos. Outro erro crasso do projeto é a sua identificação canina com a EDP, uma ex-empresa pública oferecida ao senhor Xin Jinping, que tem António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-27202720232150471932018-09-02T17:37:00.000+01:002018-09-04T01:15:07.636+01:00the new art fest '18
Introdução
Este blogue é um desejo, um programa provisório, e uma visão do festival deste ano.
The new art fest '18 tem o seu foco principal na arte eletrónica e digital americana, da Terra do Fogo ao Alasca. Considerámos o intervalo dos últimos 25 anos, durante o qual emergiu um fenómeno global chamado Internet.
Estabelecemos para tal uma cronologia subjetiva dos acontecimentos, eAntónio Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6484110475400084993.post-41153663028796913742018-08-27T23:47:00.002+01:002018-08-27T23:47:27.807+01:00I just LOVE THAT LAVA
Una Lee — great voice
UNA LEE - VOICE
RICARDO JACINTO - CELLO & ELECTRONICS
NUNO MORÃO - DRUMS & PERCUSSION
Recorded @ SCRATCH BUILT STUDIOS_Lisbon & SARC_Belfast.António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.com0